Sorvetes selvagens: calor na Serra vira picolé especial para os moradores do zoo

Sorvetes selvagens: calor na Serra vira picolé especial para os moradores do zoo

O termômetro acima dos 30°C na Serra Gaúcha não mudou apenas a rotina dos moradores da região — também trouxe novidades refrescantes para os animais do Gramadozoo. Para enfrentar o calor intenso registrado na última semana no Rio Grande do Sul, a equipe técnica intensificou ações voltadas ao bem-estar das espécies.

Entre as estratégias está a distribuição de picolés preparados com frutas, legumes e carne, aliados às práticas de enriquecimento ambiental. A proposta vai além de aliviar o calor: os alimentos congelados estimulam comportamentos naturais, incentivam a interação e mantêm os animais ativos.

Na sexta-feira, dia 6, o puma ganhou um picolé de carne especialmente preparado para ele. Já os macacos-barrigudo e a irara receberam combinações coloridas e nutritivas com maçã, mamão, pepino, beterraba, manga e melancia.

As atividades fazem parte de um programa permanente do zoológico, adaptado conforme as estações do ano. Durante o verão, o foco é criar alternativas que proporcionem conforto térmico e estímulo físico e mental.

De acordo com a bióloga Tathiana Barros, responsável técnica pelo zoo, quanto maior o tempo de interação dos animais com as propostas, melhores são os resultados observados em termos de saúde e bem-estar.

Além dos “picolés selvagens”, os recintos contam com aspersores de água, acionados com maior frequência nos dias de calor intenso. O zoológico está localizado no Km 35 da ERS-115, próximo ao pórtico de entrada de Gramado.

Foto Halder Ramos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *