51ª Festa do Figo movimenta Nova Petrópolis neste fim de semana
A 51ª Festa do Figo de Nova Petrópolis será realizada neste fim de semana, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, na Sociedade Cultural e Esportiva de Linha Brasil, localizada na ERS-235, Km 14. Com entrada e estacionamento gratuitos, o evento é considerado o maior do interior do Município e integra a programação oficial do Verão no Jardim da Serra Gaúcha, celebrando a agricultura familiar e o trabalho dos produtores rurais.
A festa valoriza o cultivo do figo, fruta produzida em maior escala no Município, e é organizada de forma voluntária pelas comunidades de Linha Brasil e Linha Araripe, que se revezam anualmente na realização do evento. A programação inclui feira de expositores, atrações culturais, festival de bandas, almoço típico, exposição e comercialização de figo e outras frutas in natura, produtos à base de figo, produtos coloniais, cucas feitas na hora em forno à lenha, chopp, feira de máquinas e implementos agrícolas, bandinha típica, pedal e outras atividades.
Durante os dois dias, será servido almoço típico com churrasco à mesa, incluindo carne bovina, suína, frango e salsichão, além de maionese e saladas diversas. O cartão para o almoço poderá ser adquirido no local, ao valor de R$ 65,00.
As soberanas da 51ª Festa do Figo, Rainha Sophia Zang e as Princesas Emanuelli Thomassoni Bino e Manuela Wedig, estarão presentes durante a programação, recepcionando o público e participando das atividades do evento.
Uma das novidades anunciadas para a próxima edição é o Pedal da Festa do Figo, previsto para 2026, que ocorrerá no domingo, 1º de fevereiro. O encontro será na Sociedade Cultural e Esportiva de Linha Brasil, às 7h30, com café da manhã, e largada às 9h. O trajeto terá 25 quilômetros pela ERS-235, com 500 metros de elevação acumulada, além de seguro atleta, percurso demarcado e carro de apoio. As inscrições devem ser realizadas até o dia 29 de janeiro, pelo site oficial do evento.
A abertura oficial da 51ª Festa do Figo ocorre no sábado, 31 de janeiro, às 10h30, com a presença das soberanas e de autoridades municipais e estaduais. Ao meio-dia será servido o almoço e, às 14h, acontece a premiação dos expositores. A programação da tarde segue com apresentações do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein de Nova Petrópolis, Cleiton Borges e Banda e Acústico Jorge Flores.
No domingo, 1º de fevereiro, as atividades iniciam às 9h com o Pedal da Festa do Figo. Às 10h ocorre o Culto Ecumênico e, às 11h15, o almoço típico. À tarde, a partir das 14h, tem início o Festival de Bandas, com apresentações da Banda Tchê Guri e Banda Bom Baile no palco externo, e da Banda 10 e Rogério Magrão e Banda no palco interno.
De acordo com o presidente da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil, Celso Eduardo Seefeld, a organização do evento mobiliza um grande número de voluntários. Segundo ele, a festa contará com 52 expositores de diferentes produtos e 350 expositores de figo e outras frutas, com expectativa de público de cerca de 18 mil pessoas ao longo dos dois dias. Nesta edição, aproximadamente 240 voluntários estão envolvidos na realização do evento.
A secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis, Denise Maltoni Bino, destaca que a Festa do Figo representa a força do interior e o trabalho dos agricultores, além de valorizar a identidade e as raízes da comunidade local. Já o prefeito Daniel Carlos Michaelsen ressalta a importância do evento para o Município, tanto pela valorização do interior e do voluntariado quanto pelo impacto na economia local e na preservação da cultura e das tradições.
A 51ª Festa do Figo é uma realização da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil, com patrocínio do Sicredi Pioneira, Cervejaria Edelbrau, Suibom e Michele Tricot. O evento conta com apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis, da Emater e do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais oficiais do evento, no Instagram e Facebook @festadofigonp.
Crédito das fotos: Mauro Stoffel.

