Fimec deve atrair 20 mil visitantes e reforçar protagonismo da indústria em Novo Hamburgo

Fimec deve atrair 20 mil visitantes e reforçar protagonismo da indústria em Novo Hamburgo

Negócios, inovação e conexões internacionais voltam a impulsionar o setor coureiro-calçadista com a realização da 49ª Fimec – Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes.

De 3 a 5 de março, a Fenac, em Novo Hamburgo, recebe o principal evento do segmento na América Latina, reunindo mais de 400 expositores e uma expectativa de cerca de 20 mil visitantes do Brasil e do exterior, em uma área de 30 mil m².

Reconhecida como referência internacional, a feira apresenta soluções integradas para toda a cadeia produtiva, desde matérias-primas, couros e componentes até máquinas, equipamentos, tecnologia, design, processos industriais e soluções sustentáveis. A presença expressiva de participantes estrangeiros, especialmente de países da América Latina, fortalece o posicionamento da Fimec como ambiente estratégico para geração de negócios, conexões globais e fortalecimento do cluster coureiro-calçadista.

Uma das novidades é a abertura oficial antecipada da feira, marcada para a noite de 2 de março, seguida pela 22ª edição do Prêmio Lançamentos Fimec, uma das premiações mais tradicionais do setor no Brasil, que reconhece as melhores soluções e profissionais em categorias como Componentes, Couros, Máquinas, Sustentabilidade, Inovação e Liderança Profissional.

Outro destaque é o Projeto Bem-vindo, iniciativa criada para ampliar a presença de compradores estratégicos nacionais e internacionais e estimular a retomada de polos que estiveram ausentes nas últimas edições.

Entre os principais atrativos da programação está a Fábrica Conceito 2026, que chega à maior edição já realizada, com seis linhas de produção funcionando simultaneamente. Reconhecida como a única iniciativa do mundo que opera uma fábrica em tempo real dentro de uma feira setorial, a ação permitirá que os visitantes acompanhem, na prática, a aplicação de tecnologias e processos inovadores na fabricação de bolsas e calçados. O projeto é realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Coelho Assessoria Empresarial e a Fenac, com participação das marcas Klin, Fiber e Cravo & Canela, além de alunos do Senai Calçado.

Durante os três dias de feira, a expectativa é produzir cerca de 120 bolsas e mais de 3 mil pares de calçados.

A programação técnica contará ainda com o Fórum CICB de Sustentabilidade 2026, que terá como tema “Indústria e Transformação com Inteligência Artificial”, reunindo especialistas e lideranças empresariais para discutir como a IA está impactando a operação, a gestão e os avanços em ESG na cadeia produtiva do couro.

Foto Dgieo Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *