Mundo a Vapor celebra mais um aniversário no próximo domingo
Parque temático de Canela completa 34 anos e projeta novas instalações para o primeiro trimestre de 2026
A história que hoje encanta visitantes na Serra Gaúcha começou a ser moldada em 1927, quando a família Urbani, imigrantes italianos estabelecidos em Canela, colocou em movimento engrenagens que ajudariam a contar parte da evolução industrial. Desse legado surgiram Omar e Benito Urbani, idealizadores do Mundo a Vapor, parque temático que completa 34 anos no próximo domingo, dia 21 de dezembro. Atualmente fechado para visitação desde abril de 2024, em razão das obras de seu projeto de expansão, o espaço tem reabertura prevista para o primeiro trimestre de 2026. Até lá, a data comemorativa pode ser vivenciada pelo público na Roda Canela, em clima natalino.
Criados no ambiente da oficina mecânica do pai, os irmãos Urbani tiveram desde cedo contato com máquinas e engrenagens. Foi nesse cenário que Omar, de forma discreta, construiu sua primeira miniatura: uma réplica funcional de uma locomóvel, também conhecida como locomotiva estacionária. A peça reproduzia uma máquina a vapor autopropulsora, equipada com rodas e utilizada, em sua versão real, para gerar energia mecânica ou elétrica em fazendas, serrarias e indústrias, além de acionar trilhadeiras, moinhos, bombas d’água ou realizar o transporte de cargas pesadas.
Após uma longa trajetória dedicada à metalurgia, já aposentados, os irmãos passaram a investir tempo e talento na criação de miniaturas de máquinas a vapor, sempre com extremo cuidado nos detalhes. Esse hobby deu origem, em 1991, à inauguração do parque Mundo a Vapor, em Canela. “Mais do que um parque temático, o espaço tornou-se referência em turismo cultural e educativo ao transformar a força do vapor em conhecimento, memória e encantamento para visitantes de todas as idades e locais”, relembra a CEO do Mundo a Vapor, Lenise Urbani Travi, que acompanhou de perto o crescimento da atração.
Em 1999, o Mundo a Vapor ganhou projeção internacional ao eternizar em sua fachada a recriação do famoso acidente ferroviário ocorrido na estação Montparnasse, em Paris, em 1895. Na ocasião, uma locomotiva a vapor perdeu o controle, atravessou o terminal e despencou de ponta-cabeça, a cerca de 10 metros de altura, no Place de Rennes. “A nossa fachada tornou-se cartão-postal de Canela e símbolo da proposta de despertar a curiosidade e convidar o visitante a observar atentamente os detalhes que movem o mundo. Nesse mesmo espírito, a atual expansão do parque representa a continuidade de um sonho que começou de forma simples e agora se projeta para as próximas décadas. Aqui, o vapor não é apenas força motriz, é memória em movimento”, destaca Lenise.
Mais informações sobre a trajetória do parque podem ser conferidas nos vídeos disponíveis no YouTube: “Mini Documentário – A História do Parque Mundo a Vapor” (https://www.youtube.com/watch?v=1VeVkv3BjgY&t=732s) e “Mundo a Vapor: Um Novo Capítulo – Parte 1” (https://www.youtube.com/watch?v=j4bgfCSshTk).
Serviço
- Roda Canela
- Av. Don Luiz Guanella, 1247 – Bairro São José (Canela/RS)
- Ingressos: www.mundoavapor.com.br

