Gramado apresenta startups selecionadas para testes de soluções inovadoras

Gramado apresenta startups selecionadas para testes de soluções inovadoras

Projeto pioneiro no país integra a Política Municipal de Inovação, conforme Lei Nº 4.296/2024.

A Administração Municipal de Gramado, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, anunciou na quarta-feira (26), durante coletiva de imprensa realizada no Espaço V-Habitat, as 14 startups selecionadas pelo programa Sandbox Regulatório de Turismo Inteligente. A iniciativa integra a Política Municipal de Inovação Gramado Futuro Lab, instituída pela Lei Municipal Nº 4.296/2024. A solenidade foi coordenada pelo secretário de Inovação, André Castilhos, e contou com a presença do vice-prefeito Luia Barbacovi; do secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci; do diretor de Inovação, Heitor Noel; e do CEO do GOVUP, Paulo Renato Ardenghi.

O secretário André Castilhos explica que o programa tem como objetivo oferecer um mecanismo que permita a autorização temporária para que startups testem soluções inovadoras em um ambiente real na cidade de Gramado, garantindo segurança jurídica, análise técnica, prazos definidos e acompanhamento constante. “Essas empresas trarão suas soluções para testes aqui em Gramado, impactando o nosso turismo e a vida dos moradores em um futuro próximo”, afirma Castilhos. As reuniões de alinhamento para planejamento dos testes já começam nesta semana, e as provas de conceito terão início no próximo dia 8 de dezembro, seguindo até março de 2026.

As 14 startups selecionadas são: Droneportos do Brasil – Gramado Drone Experienc; Mover Tech – Mobilidade Inteligente para Fluxos Turísticos; Fabrika Filmes – Produção Audiovisual Integrada ao Sandbox; WeGlad – Plataforma RAMP (Acessibilidade 360°); SpaceGov – Inteligência Territorial para Gestão Pública; Smart Composer VR – Patrimônio Cultural em Realidade Virtual; Dig-In – Recomendação Personalizada de Experiências; Wastebank & Grupo Sygecom – Economia Circular e Resíduos Inteligentes; LinkMe Tur – Conexão Digital entre Turistas, Empresas e Governo; MySkills – Capacitação Digital para o Ecossistema Turístico; GPN Group – Assistente de IA para Experiência Turística; HubInx – Integração Tecnológica do Ecossistema de Turismo; Prime Tecnologia – Gestão e Segurança de Dados Municipais; e Health Connection – Estação de Intertelemedicina para Turistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *